sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Modernização... também de sentimentos!

Hoje no meu intervalo de trabalho estava conversando com minhas colegas sobre infância, coisas e fotos antigas. Como é bom relembrar, fuxicar no fundo do baú e encontrar boas lembranças. Rir das coisas engraçadas, se emocionar com saudades... Nostalgia! Mas é muito bom!!! Um dia destes, estava olhando umas fotos lá em casa, e relembrando! Muitas fotos não se tem, pois não se tinha condições de revelar e quando tinha máquina para tirar fotos e ter o que revelar... e hoje com a máquina digital, se possui muiiiiiitas fotos, mas poucas, ou nenhuma se revela... até porque já se sabe como a foto ficou. Antigamente era uma surpresa a revelação das fotos.. Como o tempo muda as coisas, tudo se modernizou, mas infelizmente tem coisas que a modernidade apagou, o sentimento, o carinho, o sentido de família, de amigos, de aconchego. Perdeu-se com as tecnologias, o hábito de agradecer, de pedir por favor, da gentileza e principalmente de elogiar.
Hoje recebi um email que fala bem sobre isso, e deixo para vocês refletirem.

TERAPIA DO ELOGIO
Arthur Nogueira (Psicólogo)




Renomados terapeutas que trabalham com famílias, divulgaram uma recente pesquisa onde nota-se que os membros das famílias brasileiras estão cada vez mais frios: não existe mais carinho, não valorizam mais as qualidades, só se ouvem críticas.

As pessoas estão cada vez mais intolerantes e se desgastam valorizando os defeitos dos outros.
Por isso, os relacionamentos de hoje não duram.

A ausência de elogio está cada vez mais presente nas famílias de média e alta renda. Não vemos mais homens elogiando suas mulheres ou vice-versa, não vemos chefes elogiando o trabalho de seus subordinados, não vemos mais pais e filhos se elogiando; amigos, etc.

Só vemos pessoas fúteis valorizando artistas, cantores, pessoas que usam a imagem para ganhar dinheiro e que, por conseqüência são pessoas que tem a obrigação de cuidar do corpo, do rosto.

Essa ausência de elogio tem afetado muito as famílias.
A falta de diálogo em seus lares, o excesso de orgulho impede que as pessoas digam o que sentem e levam essa carência para dentro dos consultórios.
Acabam com seus casamentos, acabam procurando em outras pessoas o que não conseguem dentro de casa.

Vamos começar a valorizar nossas famílias, amigos, alunos, subordinados. Vamos elogiar o bom profissional, a boa atitude, a ética, a beleza de nossos parceiros ou nossas parceiras, o comportamento de nossos filhos.

Vamos observar o que as pessoas gostam. O bom profissional gosta de ser reconhecido, o bom filho gosta de ser reconhecido, o bom pai ou a boa mãe gostam de ser reconhecidos, o bom amigo quer se sentir querido, a boa dona de casa valorizada, a mulher que
se cuida, o homem que se cuida, enfim vivemos numa sociedade em que um precisa do outro; é impossível um homem viver sozinho, e os elogios são a motivação na vida de qualquer pessoa.

Quantas pessoas você poderá fazer feliz hoje elogiando de alguma forma?


Comece agora!

Besos en su corazón!!!

Um comentário:

  1. Boa tarde!

    Pensando em disseminar a cultura do elogio, surge o site ElogieAki. Nele podemos elogiar profissionais, empresas, sites, blogs etc.

    Colocar para fora coisas positivas, alertar outros internautas para boas relações de consumo é um objetivo nosso!

    É um ambiente bem positivo, com notícias também positivas.

    Acessem e conheçam!

    Até mais!

    ResponderExcluir